Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Objetivos


Museologia e Patrimônio, revista eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, tem por objetivo publicar e disseminar a produção científica e acadêmica nesse campo. Aceita contribuições de artigos científicos, resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros na área de atuação da revista. Museologia e Patrimônio utiliza o software livre SEER/OJS – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.



Licença CC BY-NC

Museologia e Patrimônio permite o reuso para fins não comerciais das informações publicadas, desde que citada a fonte, nos termos do Creative Commons. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Seções

Museologia e Patrimônio compõe-se das seguintes seções:

Artigos – textos analíticos com até 25 laudas, resultantes de pesquisas científicas finalizadas ou em andamento, sobre temas na área da Museologia e do Patrimônio; desde o v.9 n.2 de 2016, em número de nove por exemplar publicado; pelo menos um autor deve possuir título de Doutor, os coautores podem ser mestres.

Revisitando – transcrição, tradução e republicação de textos e documentos clássicos e/ou raros nas áreas de atuação da revista.

Relatos de experiência – textos de até 15 laudas, que relatem experiências práticas no campo da Museologia e do Patrimônio, pelo menos um autor deve ter o título de Mestre.

Artigos de Revisão – artigos de até 15 laudas que apresentem revisões de bibliografia no campo da Museologia e do Patrimônio; a convite dos editores da revista.

Resenhas – análise crítica de publicações atuais ou clássicas, com, no máximo, 5 laudas.

Resumos/abstracts – descrições sucintas (com máximo de 300 palavras, em espaço simples) de dissertações e teses de doutorado e livre-docência na área da Museologia e do Patrimônio.



ISSN eletrônico - 1984-3917

 

Políticas de Seção

Ficha Catalográfica

Selecionado Submissões Abertas Não Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Apresentação

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Artigos/Articles

Insira aqui a política desta seção

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Revisitando/Revisiting

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Relatos de Experiência/Experience Report

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Conferências/Conferences

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Resenhas/Reviews

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Dossiê

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resumos/Abstracts

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Todos os textos submetidos à Museologia e Patrimonio devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER).

Os originais são submetidos à aprovação de avaliadores ad hoc (2 referees), reconhecidos nacional e internacionalmente, pelo sistema “Blind Review”, ou seja, os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria que, por sua vez, devem ser registrados nos metadados do sistema eletrônico SEER.

O artigo será aceito para publicação depois de ter sido avaliado positivamente pelos dois avaliadores ad hoc. Em caso de divergência da avaliação, os originais são enviados para um terceiro avaliador ad hoc. Os avaliadores ad hoc (referees) são indicados pelos editores da revista.

Caso seja necessário o artigo retornará ao autor para a realização de revisão, de acordo com as sugestões feitas pelos avaliadores ad hoc (referees). Posteriormente, o(s) autor(es) deve(m) retornar o artigo revisado aos editores dentro do prazo estipulado. O(s) autor(es) é(são) notificado(s) quando um artigo é recebido e, também, quando é aceito ou rejeitado para publicação.

As provas de edição serão enviadas ao(s) autor(es) para correção, que deverá(ão) verificar cuidadosamente todo o artigo antes de reenviá-lo ao Editor.

A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas ao(s) autor(es).

Submeter um artigo à revista Museologia e Patrimônio, dá plenos direitos à revista para publicação do referido texto, ou seja, o(s) autor(es) concordam automaticamente com a sua publicação. A responsabilidade do conteúdo do artigo é inteiramente do(s) autor(es).

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Museologia e Patrimônio, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa dos Editores da revista.

 

Periodicidade

MUSEOLOGIA E PATRIMONIO -- ISSN 1984-3917 -- Qualis Capes - Comunicação e Informação: B1 -- Antropologia & Arqueologia, História e Interdisciplinar: B2 -- é uma revista com periodicidade semestral, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS - Unirio e Mast

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não são cobradas taxas de submissão e processamento para textos a serem publicados.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Os números de Museologia e Patrimônio estão arquivados na Rede Cariniana.

 

Normas Editoriais

1 - A revista eletrônica Museologia e Patrimônio publicará textos e documentos versando sobre temas relacionados à Museologia, ao Patrimônio e áreas afins, em português, espanhol, francês ou inglês.

2 - Ao submeter trabalhos à revista, os autores, resguardando seus direitos autorais (Lei de Direito Autoral, n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998), cedem à mesma os direitos de divulgação por meio eletrônico, ou qualquer outro meio.

3 - As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua única e exclusiva responsabilidade.

4 - Os autores devem enviar um documento (vide Modelo de Declaração), devidamente assinado, declarando:


a) que seu trabalho respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei;

b) que autorizam a publicação de seu trabalho, acatando a política e as normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio.


5 - Museologia e Patrimônio autoriza a republicação dos trabalhos nela publicados, após vinte e quatro (24) meses da data de publicação, e desde que seja consignada a fonte de publicação original.

6 - Os trabalhos serão submetidos à aprovação do Conselho Editorial da revista e serão enviados, no menor tempo possível e sem identificação de autoria, para a revisão de dois avaliadores Ad hoc . Caso haja divergência entre os avaliadores, recorrer-se-á a um terceiro avaliador. Os originais não serão devolvidos aos autores.

7 - Caso sejam recomendadas modificações, os autores serão solicitados a fazer as alterações sugeridas. É facultado aos autores, se discordarem das alterações recomendadas, justificar as razões do não atendimento às sugestões dos revisores. Cabe aos editores avaliar o mérito dos argumentos apresentados. A decisão final quanto ao aceite para publicação é prerrogativa reservada ao Conselho Editorial.

8 - Após enviar um trabalho para a revista, os autores receberão automaticamente um número de registro de entrada no sistema, qualquer problema entrar em contato com os editores pelo endereço marcus@mast.br

9 - Todos os trabalhos enviados para avaliação devem conter Abstract , incluindo título e descritores, em inglês. Fica a cargo da revista elaborar, para trabalhos escritos em língua inglesa, francesa e espanhola, o título, descritores e resumo em português.

10 - A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa e gramatical, visando manter a sua uniformidade e qualidade, respeitados o estilo e a opinião dos autores. Os trabalhos submetidos serão enviados em versão final aos autores, para aprovação.

11 - Qualquer submissão deverá ser feita diretamente no portal da revista, no seguinte endereço www.revistamuseologiaepatrimonio.mast.br , devendo ser assinalado o que segue:


a) trabalho para avaliação;

b) a seção a que se destina o trabalho.

c) O trabalho deverá ser enviado a partir da função ‘Autor', seguindo-se os ‘5 passos' da seção ‘Submissão de Artigos', na ‘Página do Usuário'.


12 - Para poder habilitar-se a enviar contribuições à revista Museologia e Patrimônio , requer-se que os autores preencham a ficha cadastral. Uma vez cadastrado, todo autor recebe uma identificação que lhe possibilita acompanhar o andamento do processo de avaliação/publicação de seu trabalho.

13 - No ato da submissão, os autores deverão, além da declaração mencionada no item 4, fornecer um mini-currículo com no máximo 5 linhas, acompanhado ou não de fotografia (resolução de 200dpi), que será publicado ao final do trabalho. As informações curriculares servirão para compor um banco de dados de autores.

 

Indexação

Indexada pelo Latindex.
Incluída no Ulrich's Periodicals Directory, EBSCO Publishing Inc. e no Directory of Open Access Journals - DOAJ
Pertence à Rede Cariniana