Museologia e Patrimônio, Vol. 12, No 2 (2019)

Museus, experiências urbanas e produção de conhecimentos histórico-educacionais

Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Cyntia Simioni França, Alexandre Augusto de Oliveira

Resumo


Neste artigo nos propomos a refletir sobre o potencial educativo dos museus para a produção de conhecimentos histórico-educacionais, abordando a incorporação das experiências vividas, em especial aquelas edificadas em diálogo com o espaço urbano, e o respeito à inteireza dos sujeitos da educação, isto é, assumindo suas dimensões racionais e sensíveis. Nesse sentido, colocam-se em relevo três trabalhos realizados em diferentes cidades brasileiras, mediados ou coordenados por professores de História, que atuam na educação básica, educação superior e em museus. As ações desenvolvidas são apresentadas e analisadas no bojo de discussões sobre a educação na interface com museus, enfatizando a relação dialógica entre sujeito (individual e coletivo) e objeto, este último inserido em um contexto mais amplo.

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