Museologia e Patrimônio, Vol. 14, No 2 (2021)

Como podemos conhecer a prática da educação museal no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19? Relato de uma pesquisa colaborativa

Adriana Mortara Almeida, Lília Abadia, Fernanda Mazieiro Junqueira, Suzana Gomez Pohia, Jéssica Noberto Rocha, Gabriela Fonseca, Fernanda Castro, Luciana Conrado Martins

Resumo


O presente relato descreve o desenvolvimento de uma pesquisa realizada junto a educadores museais brasileiros, que visava conhecer as situações experienciadas por estes profissionais nos primeiros meses de pandemia de Covid-19 no Brasil, especialmente, tendo em vista o fechamento dos museus para visitação dos públicos. A pesquisa foi feita de maneira colaborativa e voluntária, em duas rodadas, entre os meses de abril e junho de 2020, e contou com respostas de 266 pessoas de todas as cinco regiões do Brasil. Neste texto, reportamos os desafios metodológicos da pesquisa, refletindo sobre as possíveis causas das fragilidades de pesquisas sobre profissionais de museus no Brasil e apresentamos dados referentes às relações e vínculos de trabalho, bem como aos anseios dos educadores museais perante ao novo contexto decorrente da pandemia. Neste cenário, destaca-se a percepção sobre a necessidade de formação para a realização de ações educativas digitais/remotas. Tencionamos, assim, contribuir para o desenvolvimento epistemológico de pesquisas sobre educadores museais no Brasil.

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