Museologia e Patrimônio, Vol. 5, No 1 (2012)

O registro do Congado como instrumento de preservação do patrimônio mineiro: novas possibilidades

Aline Pinheiro Brettas, Maria Guiomar da Cunha Frota

Resumo


Este artigo tem como tema o patrimônio cultural, e busca analisar o registro de uma manifestação originária da cultura africana – os Congados – como instrumento de preservação de parte do patrimônio imaterial, no Brasil e, principalmente, em Minas Gerais. Para tanto, recorremos principalmente a fontes teóricas, que tratam sobre patrimônio imaterial, congados, sociedades sem escrita e com escrita, análise de performance. São apresentados alguns dados empíricos fornecidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG). A análise de performance é apontada como crucial para a compreensão das formas de transmissão da memória coletiva dos grupos culturais envolvidos, para a percepção dos múltiplos significados emitidos e, por conseguinte, para a elaboração de um registro mais preciso e completo. Este trabalho é resultado do processo de elaboração do projeto da tese “As celebrações mineiras: novas abordagens em relação ao seu registro”.

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