Museologia e Patrimônio, Vol. 5, No 2 (2012)

A relação museu e zoológico

Fabíola Simões Rodrigues Fonseca, Giórgia Aquino Neiva

Resumo


Este artigo tem por objetivo abordar a discussão sobre a relação museu e zoológico de acordo com a perspectiva educacional. Para tanto, articulou-se sobre os principais períodos históricos que marcaram a transição do colecionismo nos grandes gabinetes de curiosidade para a viabilização das exposições, implicando na possibilidade de promover ação-educativa a partir delas. Sob essa nova concepção expositiva, o museu passou a ser um local que dialoga e estabelece comunicação instrutiva com seu público visitante. Neste contexto, o zoológico – enquanto cenário museal – proporciona e compartilha, portanto, com a oportunidade de comunicar conhecimentos diversos seja por meio de visitas guiadas, seja por instruções nas placas informativas, disposição da exposição, entre outros. Por suas características peculiares, torna-se necessário que o programa educativo em zoológico estimule a participação e envolvimento do visitante com que é exposto como objeto museal. Desta maneira interativa, nota-se que o processo de comunicação e ação-educativa em espaço museal, obedecendo aos critérios do tempo de visita e linguagem acessível, permite ao público a apreensão das informações vinculadas à exposição, se constituindo, por conseguinte, em espaço de educação não-formal.

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