Museologia e Patrimônio, Vol. 6, No 2 (2013)

Uma intervenção arquitetônica para resgatar o jardim histórico do Museu Educativo Gama d’Eça e Victor Bersani – Patrimônio de Santa Maria, RS

Emille Schmidt Gaklik, Denise de Souza Saad, Caryl Lopes

Resumo


Perante o crescente desenvolvimento de políticas e ações para preservação patrimonial dos bens da sociedade verificado durante os últimos anos, destaca-se a preocupação com a forma de intervir nos patrimônios a fim de conservá-los e, ao mesmo tempo, adaptá-los a usos mais atuais sem oferecer riscos ao direito dos herdeiros de presenciar bens representativos de suas cidades e sua história. A noção de patrimônio cultural não se restringe a bens edificados pelo homem, mas inclui a paisagem e demais exemplos de interação do homem com a natureza. No município de Santa Maria – RS, o jardim histórico do Museu Educativo Gama d’Eça e Victor Bersani – de tendência eclética, datado aproximadamente do final da década de 1940 e início da década de 1950 – se encontra obsoleto, sem inserção de atividades e visitação de público, com poucos cuidados e apresentando degradações. A metodologia aplicada no trabalho constou de um estudo de caso. Foram realizados levantamentos de dados - levantamento métrico, fotográfico e das patologias existentes. As manifestações patológicas encontradas no local foram representadas em Mapas de danos - ferramenta usada como pré-requisito para a elaboração de projetos de intervenções em edificações, que visa localizar, quantificar e especificar os danos físicos encontrados em um bem histórico. Os resultados, depois de tabulados e interpretados, culminaram na elaboração de um Projeto de Intervenção para o local. Através deste, o jardim será conservado e adaptado a um uso mais atual, garantindo sua preservação patrimonial e resgatando sua cultura local.

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