A experiência de imersividade entre os visitantes de exposições imersivas
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n1p135-156%20Resumo
Nos últimos anos, é notável a proliferação de exposições imersivas, capazes de atrair um grande público, prometendo uma experiência de imersividade inovadora. No esforço em contribuir para discussões na área da Museologia e o campo dos Museus, o presente artigo analisa as impressões do público visitante de exposições imersivas realizadas em três capitais brasileiras localizadas na região Nordeste do país, a saber, João Pessoa, Natal e Fortaleza. Após observação não participante de exposições imersivas, a investigação avança agora sobre as respostas ao questionário estruturado aplicado aos visitantes das exposições nas três cidades selecionadas. Com quarenta e seis respostas ao questionário, uma análise qualitativa dos dados é desenvolvida, aprofundando a observação não participante realizada anteriormente. No intuito de apreender as impressões do público sobre a experiência vivenciada, a ideia da experiência de imersividade é explorada conceitualmente pelas perspectivas de Oliver Grau (2003) e Rosangella Leote (2025), somando-se a discussões acerca dos públicos nos museus, de modo a compreendermos a importância do estudo para área. A análise dos dados demonstra que a sensação de imersividade está presente, em alguma medida, para a maior parte dos visitantes. Conclui que a sensação de imersividade pode ser experimentada mesmo quando o indivíduo tem um olhar crítico sobre ela, e que a intenção de visitar novas exposições imersivas no futuro, manifestada pela quase totalidade dos participantes, sinaliza a abertura do público para este formato.
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