A representação da informação em acervo arqueológico musealizado:

metadados sob a perspectiva de repositórios digitais

Autores

  • Mario das Graças Carvalho Lima Júnior Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Renata Cardozo Padilha UFSC

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n1p269-292%20

Resumo

A Representação da Informação, no campo da Ciência da Informação, busca descrever, recuperar e disseminar dados de forma eficiente. Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a representação da informação do acervo arqueológico do Museu Amazônico a partir da musealização em repositórios digitais. Os objetivos específicos incluem: analisar elementos de descrição arqueológica na literatura científica, adaptar a catalogação física para o formato digital, e examinar os metadados do acervo em relação ao processo de musealização e aos instrumentos legais no Brasil. Com metodologia aplicada, exploratória e qualitativa, o estudo teve como objeto o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, que conta com acervo arqueológico digitalizado. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre metadados e repositórios digitais, com uma predominância de artigos internacionais. Em seguida, foram analisados os passos para a construção do repositório digital. Por fim, descreveu-se o uso da Ficha de Cadastro de Bem Arqueológico Móvel do IPHAN (Portaria n° 196/2016) como base para os metadados, complementada por elementos da resolução normativa nº 6/2021 do Ibram. Os resultados destacam a ausência de padronização de metadados para acervos arqueológicos no Brasil. Como proposta, sugere-se um esquema mais completo para melhor atender ao processo de musealização, promovendo visibilidade aos acervos arqueológicos musealizados e enfatizando a padronização de metadados. A pesquisa reforça que metadados bem estruturados otimizam o gerenciamento e acesso às informações, beneficiando usuários no curto e longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario das Graças Carvalho Lima Júnior, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI da Universidade Federal do Pará (2025-2028) Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2021-2023). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (2014). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, biblioteconomia, representação da informação, repositórios digitais, arquivos digitais e GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Foi diretor da Biblioteca Central da UNIFAP no período de (2018-2022). Atualmente Bibliotecário na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, tutor do curso de Biblioteconomia EAD da Universidade Federal do Pará - UFPA.

Renata Cardozo Padilha, UFSC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). É professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, reprodução digital, expografia, exposição virtual, comunicação museológica, acervo fotográfico, acervos digitais e memória. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

Downloads

Publicado

2025-07-09

Como Citar

Mario das Graças Carvalho Lima Júnior, & Renata Cardozo Padilha. (2025). A representação da informação em acervo arqueológico musealizado: : metadados sob a perspectiva de repositórios digitais. Museologia E Patrimônio, 18(1), 269–292. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n1p269-292

Edição

Seção

Artigos/Articles