O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa / Scientific heritage: its relevance for the research

Autores

  • Marta C. Lourenço

Resumo

O património da ciência continua a ser largamente ignorado pelas políticas nacionais dos diferentes países e pelas cartas internacionais relacionadas com o património. As razões são de múltipla ordem. Primeiro porque a sua definição é mais complexa do que as de património arqueológico ou património natural, por exemplo. Em segundo, na maioria dos países, a sua real dimensão é desconhecida, pois o património da ciência é a ‘matéria negra’ do universo do património, o que tem como consequência que seja destruído sem que sequer nos apercebamos. Em terceiro 90% do património da ciência encontra-se em instituições sem condições para a sua preservação e divulgação. Este património, do ponto de vista da tutela, encontra-se em situação vulnerável, de abandono, sujeito à arbitrariedade e em risco de danos irreversíveis ou mesmo de perda irremediável. Finalmente, o património da ciência é geralmente pouco valorizado pelos cientistas e historiadores da ciência. É sobretudo sobre o importante papel destes últimos, que tem vindo a modificar-se nos últimos anos, quer na Europa quer nos Estados Unidos, que trata este artigo. O foco será sobretudo a Europa e a maioria dos exemplos são provenientes das universidades, cuja realidade é a que conheço melhor. Para efeitos do texto, vou considerar uma definição alargada de património científico, isto é a evidência material e imaterial da pesquisa e do ensino das ciências, incluindo as ciências ditas ‘exatas’, as ciências da saúde e as ciências naturais. Palavras chave: Ciência. Museu. Coleções. Patrimônio científico. .......................................................................................... ABSTRACT Scientific heritage: its relevance for the research Scientific heritage continues to be widely ignored by different countries’ national policies and by international letters referred to heritage. The reasons are many. Firstly, because the definition of scientific heritage is far more complex than is the definition of archaeological or natural heritage. Secondly, in most countries the actual dimension of scientific heritage is unknown, since it is a kind of “black matter” in the heritage universe, and as a consequence, it is seldom destroyed with little or no perception at all. Thirdly, about 90% of scientific heritage are kept in facilities that are not prepared to deal with its preservation and diffusion. In general, scientific heritage’s situation displays vulnerability, abandon, and that it is subject to arbitrariness and that it is under the risk of irreversible damage or even of irreplaceable loss. Moreover, scientists and science historians usually undervalue the scientific heritage. The subject of this paper is the latter’s relevant role that, in Europe and in the United States, is tending to change in recent years. The main focus is mostly Europe and the examples are taken mainly from European universities, whose reality I know best. In this paper I will consider a wider definition of scientific heritage, as the material and immaterial evidence of research and teaching of science, including the so called ‘exact’ sciences, health sciences and natural sciences. Keyxords: Science. Museum. Collection. Scientific Heritage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-04

Como Citar

Lourenço, M. C. (2009). O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa / Scientific heritage: its relevance for the research. Museologia E Patrimônio, 2(1), 47–53. Recuperado de https://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/45

Edição

Seção

Artigos/Articles