Conservação-restauração de têxteis

estudo de caso da renda renascença

Autores/as

  • Vera Felippi
  • Thainá Vigio

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n1p171-192%20niversitat%20Politècnica%20de%20València

Resumen

Este artigo tem como objeto de estudo a renda renascença, cuja peça integra rica coleção de têxteis, intitulada Coleção Esther Lopes, coleção privada de família do Rio de Janeiro, no Brasil. O item destaca-se na coleção pelo tempo e pela representatividade, pois foi usada como cobre-taças no casamento de Esther em 1940 e, a partir deste, outros objetos passaram a ser colecionados pela família. Por conta de sua importância no contexto, este estudo oportuniza suprir uma lacuna e unir o viés técnico do design têxtil e o olhar científico do campo da conservação aplicados às rendas manuais. A questão da pesquisa concentrou-se em como estruturar um plano de restauração interventiva específico para o objeto. Assim sendo, o objetivo deste estudo é o de apresentar a estratégia de conservação e restauração, visando a preservação da renda renascença, apresentar as intervenções feitas e os resultados obtidos. Foram consideradas também a preocupação em manter a integridade da peça, promover melhorias mecânicas e reidratação das fibras, bem como apresentar solução para sua exposição e salvaguarda. O estudo configura-se como estudo de caso, sendo uma pesquisa aplicada, com objetivos de caráter exploratório e descritivo. O trabalho contribuiu para a criação de condições e de ferramentas de controle básicas pós-restauro e colaborou também para a construção e aprofundamento do conhecimento científico sobre conservação e restauração de rendas no cenário brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Felippi

Ph.D, currently I´m an independent researcher. With a long experience in the textile area (craft and industrial), I focus on research and work in the areas of textile cultural heritage and design, developing activities to safeguard textile collections (preventive conservation and documentation) and consulting in the textile design area.
The result of doctoral thesis was the creation of the Fashion and Textile Museum at Federal University of Rio Grande do Sul (Brazil), in which I´m member of the Advisory Board of the Museu Moda e Têxtil UFRGS.
Author of the book Deciphering lace: process, techniques and history (for now only in Portuguese).

Thainá Vigio

Art Bio Matters, Casa Zuzu Angel de Memória da Moda no Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universitat Politècnica de València

Publicado

2024-11-20

Cómo citar

Felippi , V., & Vigio , T. (2024). Conservação-restauração de têxteis: estudo de caso da renda renascença. Museologia E Patrimônio, 16(1), 171–192. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n1p171-192 niversitat Politècnica de València

Número

Sección

Artículos