Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Museologia e Patrimônio?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verficar o estágio de submissões.

 

Diretrizes para Autores

1. A revista Museologia e Patrimônio inclui as seguintes seções:

1.1. Artigos – textos analíticos com até 25 laudas, resultantes de pesquisas científicas finalizadas ou em andamento, sobre temas na área da Museologia e do Patrimônio;

1.2. Revisitando – transcrição, tradução e republicação de textos e documentos clássicos e/ou raros nas áreas de atuação da revista.

1.3. Relatos de experiência – textos de até 15 laudas, que relatem experiências práticas no campo da Museologia e do Patrimônio

1. 4. Artigos de Revisão – artigos de até 10 laudas que apresentem revisões de bibliografia no campo da Museologia e Patrimônio;

1.5. Resenhas – análise crítica de publicações atuais ou clássicas, com, no máximo, 5 laudas.

1.6. Resumos/abstracts – descrições sucintas (com máximo de 200 palavras, em espaço simples) de dissertações e teses de doutorado e livre-docência na área da museologia e do patrimônio.


2. A revista poderá, a seu critério, reclassificar as contribuições enviadas.



FORMATAÇÃO


1. Modelo de original : Os trabalhos deverão ser digitados em Word for Windows 7.0 (ou superior) , ), ou programa compatível, em formato .doc ou .rtf.

2. Composição do Texto:

a) Fonte : Arial, corpo 11.

b) Títulos de seção e subseção : Arial 11 em negrito

c) Entrelinha 1,5 espaços

3. Citação :

a) até 3 linhas, no corpo do texto, usando a mesma fonte e indicada por aspas duplas;

b) mais de 3 linhas: fonte Arial 10, justificada, com a margem esquerda recuada em 4 cm; espaçamento simples, sem aspas nem recuo.

c) devem ser evitadas as expressões ib.,op.cit.

4. Nota de rodapé : numerada sequencialmente, justificada, em fonte Arial 8 e espaçamento simples. As notas devem conter comentários sucintos. A chamada das notas se posicionará antes do sinal de pontuação.

5. Imagens : Imagens (fotos, figuras, quadros) devem ser gravadas nas extensões .tif ou .jpg com resolução de 200 DPI e serão enviadas em arquivos à parte. As imagens devem indicar autor, conter legenda e estar devidamente numeradas, indicando-se, de modo preciso, a sua localização no texto. Todas as imagens enviadas devem ser referenciadas (Fonte e/ou Autor, ano). As imagens devem ser centralizadas, e as legendas em Arial, corpo 8, centralizadas.

Exemplo :



Figura 1 - Imagem de Castro Faria
na expedição a Serra do Norte, em 1938.
Foto: Anonimo.


6. Resumo/abstract : scom o máximo de 300 palavras, inclui de três a cinco palavras-chave separadas por ponto, com sua tradução para o inglês. Resumo e palavras-chave figuram no início do artigo logo após o nome do autor e filiação.


7. Referências : todos os documentos citados devem ser listados ao final do texto, em ordem alfabética por sobrenome do autor, com espaçamento simples, em Arial corpo 10, justificadas, conforme modelo abaixo:


a) Artigos:

SILVA, João R. Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local de publicação, v. 5, n. 2, p. 70-78, jan./jul. 2008.

b) Livros

SILVA, João R. Título do livro.4. ed. Local: Editor, ano. 544 p.

c) Coletâneas ou capítulos de livros:

MARTINS, Vilma D. Título do capítulo. In: SANTOS, Maria S.; SILVA, João R. (Org.). Título do livro. 2. ed. Local: Editor, ano. p. 230-278.

d) Anais de Congresso:

Autor. Título. In. Nome do evento em maiúsculas, número do evento (em arábico)., data. Local. Tipo (caderno de resumos; resumo(s); anais; acta (s) (grifado)... ., local: dados editoriais, data. p. x-y.


Exemplo: Ashley-Smith, Jonathan; Derbyshire, Alan; Pretzel, Boris. The continuing development of a practical lighting policy for works of art on paper and other types at the Victoria and Albert Museum. In: Triennial Meeting ICOM-CC, 13., 2002, Rio de Janeiro. Proceeedings… London: James & James Science, 2002. p. 3-8, v. 1.¡


d) Teses e dissertações:

MARTINS, Vilma Dedina. Título do trabalho: subtítulo. 2008. 279 f. Dissertação (Mestrado em Museologia)–Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.


e) Material eletrônico

DI DOMENICO, Adriana; DE BONA, Graciela; HERNANDEZ, Oscar. Medición y evaluación de bibliotecas: normas y criterios? Aires: Sociedade de Informação da Argentina, 1998. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2002.


f. Figuras:

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Pilares conceituais para mapeamento do território epistemológico da ciência da informação: disciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e aplicações. In: BENTES PINTO, V.; CAVALCANTE, L. E.; SILVA NETO, C. (Org.). Abordagens transdisciplinares da Ciência da Informação: Gêneses e Aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 71-104.

g) Entrevistas:

- no texto:trecho da entrevista e, entre parênteses, nome do entrevistado e ano. Ex.:


eu percebi que tinha esse problema de criar alguma coisa que arquitetonicamente fosse representativa da gente e tivesse um aspecto memorável, do ponto de vista de espaço público. O nosso déficit também tinha uma característica: as pessoas gostariam de ter um espaço público que fosse lembrado, memorável. E tinha muito pouco: o Passeio Público, o teatro, ali aqueles prédios em torno da Secretaria da Fazenda, e vai rareando (LINHARES, 2000).



- nas referências:

LINHARES, Paulo. [Entrevista]. 2000. Entrevista concedida a..., em (data completa), na cidade de ...-sigla do estado.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte arial de corpo 11-pontos;
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.

E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.