O museu das memórias e do patrimônio popular de Chatila, Líbano

o lugar palestino do encontro

Authors

  • Renata Nascimento Y Mansour Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia e Ciências Afins
  • Maria Amélia G. Souza Reis UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p26-53

Abstract

Este trabalho analisa, em caráter preliminar de pesquisa de doutorado, os aspectos educativos observados no Museu das Memórias e do Patrimônio Popular ( متحف الذكريات والتراث الشعبي ), em Chatila, campo de refugiados palestinos, localizado na cidade de Beirute, no Líbano, massacrado pelas falanges cristãs libanesas em comunhão com as forças israelenses, em 1982. Focalizamos o modo pelo qual o museu, por meio do conjunto de sentimentos e emoções traduzidos em relação aos objetos de memória recolhidos e expostos pelos refugiados, realiza seus processos educativos de dinamização e agenciamento, tornando estes objetos, patrimônios capazes de garantir a permanência no tempo de referências de memória de povos destituídos e espoliados de seus direitos fundamentais. Trata-se de fazer emergir, por intermédio de problemáticas de ordem global, metodologias educativas em museus sob o prisma universal da justiça e da ética nos direitos humanos, em diálogo com as políticas culturais e conjunturais mundiais, capazes de construir consciências identitárias em processos de patrimonialização democráticos, participativos e emancipatórios.

Para isso, vamos observar, a partir da análise crítica do discurso, por meio de pesquisa exploratória qualitativa com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, o sentido educativo contido na criação do Museu das Memórias e do Patrimônio Popular de Chatila e na sua (im)permanência, buscando, assim, ampliar os vínculos entre Patrimônio, Museu, Arte e Educação presentificados em projetos civilizatórios voltados à formação e promoção da cidadania, dos direitos sociais, humanos e culturais e de substanciar o desenvolvimento de museologias inclusivas e comprometidas com a ética e a transformação social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Nascimento Y Mansour, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutoranda em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS / UNIRIO-MAST (2023), Mestra em Patrimônio, Cultura e Sociedade PPGPACS / UFRRJ (2022).Especialista em Acessibilidade Cultural pela Faculdade de Medicina / UFRJ (2019). Licenciada em Educação Artística, Habilitação em Música / UNIRIO (2001). Cantora profissional.É Sócia-fundadora e Diretora da Almádena Editora, onde atuou em parcerias com ONU-ACNUR, Fundação Biblioteca Nacional, FAPERJ, UFRJ, Instituto Camões, Sonangol, Museu da República-RJ.Foi Conselheira Suplente de Política Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Relevância Cultural), no Biênio 2016 / 2018. Coordenou o Projeto ComunicArte / IPC Petrobras Comunidades, em parceria com o Ponto de Cultura Núcleo de Exibição Itinerante de Rio Bonito, a Editora Almádena e o Programa de Extensão Alfabetização e Leitura - PROALE / UFF, 2013-2016.Coordenou o Ponto de Cultura Núcleo de Exibição Itinerante de Rio Bonito, 2009-2016.Professora de Artes da Rede Pública Municipal de Rio Bonito / RJ, desde 2002.

Maria Amélia G. Souza Reis , UNIRIO

Professora associada 1 e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio-PPG-PMUS/MAST-UNIRIO - Educação, Museologia e Patrimônio - Educação Intercultural (aposentada PROPAP, sem remuneração). 1 Lider do GP Praticas Educativas (formais e não-formais), Formação e Desenvolvimento Social; Ex-Presidenta da Fundação de Ciência e Tecnologia Jorge Duprat Figueredo de aúde e segurança no Trabalho, Fundacentro/MTE - DAS 6 (abril 2013/2016). Possui graduação em História Natural pela UEG, Universidade do Estado da Guanabara - atual UERJ (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Pós-Doutorado e estágio por intercâmbio internacional UNIRIO-Universidade de Coimbra/PT em Ciências da Educação, com financiamento da FCT/MCTes-PT(2006-2010). Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX- CEIS 20/até 2025.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação docente e currículos específicos em diversos níveis e modalidades da educação, saúde e cultura. Coordena desde 2002 o Núcleo Inter(trans)disciplinar de Educação, Sexualidade, Saúde e Cultura(s) - NIESC, que engloba os programa e projetos de extensão e pesquisa PROETNO e NEXUS/SEXUS, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Atualmente investe em estudos científicos no campo da Neurociências com aprofundamentos na relacao consciente e o Conhecer/educar em museus e outros espaços educativos. Foi Subsecretaria de Educação e Gestão da SEEDUC/RJ; membro do Conselho Estadual de Educação e presidente da Comissão de Diversidade Cultural e Inclusão deste Conselho. Coordenadora de EAD, Diretora da Escola de Educação e Chefia de Departamento de Didática, da UNIRIO. realizou trabalhos de extensão universitária em espaços culturais e educativos diversos, como presídios, instituições de adolescentes infringentes, tribos indígenas, quilombolas.

Published

2025-12-31

How to Cite

Mansour, R. N. Y. ., & Amélia G. Souza Reis , . M. (2025). O museu das memórias e do patrimônio popular de Chatila, Líbano: o lugar palestino do encontro. Museologia E Patrimônio, 19(2), 26–53. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p26-53

Issue

Section

Dossiê "Museologia Social e educação museal"