O papel da animação cultural como lugar de rememoração e educação em uma escola de tempo integral nos anos de 1980 no bairro do Catumbi.
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p256-271Abstract
Este trabalho é fruto de alguns anos de experiências e reflexões sobre a aproximação entre instituição escolar e organização comunitária. Para desenvolvê-lo, analisamos o programa de Ação Cultural implementado nos Centros Integrados de Educação Pública do estado do Rio de Janeiro, no primeiro governo de Leonel Brizola. Em nosso caso, no CIEP Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba, no bairro do Catumbi e seu entorno, no período de 1984 a 1987. Na agenda de pesquisas da teoria política e educacional contemporânea, devemos incluir estudos sobre cultura em Gramsci, em alguns marxismos e sobre as teorizações do papel do Estado, da política educacional e da ação de classe, realizados por essa tradição cultural. O conceito de mediação cultural, advindo das ideias de Gramsci, foi fundamental para que o desenvolvimento do projeto da tese fosse conduzido pelas tensões entre teoria e prática, conforme propôs o pensador italiano. O que nos fez buscar a pesquisa como possibilidade é a interação possível entre o mundo da cultura e o da educação, para a transformação deste mundo em outro mais solidário. Assim, partindo de nossas inferências iniciais, levamos em consideração as dimensões políticas, econômicas e culturais, no que tange às ocorrências cotidianas relatadas por profissionais do CIEP, intelectuais, lideranças comunitárias e animadores culturais, buscando explicitá-las nessas dimensões e em suas relações com aquele momento histórico no Rio de Janeiro e no Brasil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .