O papel da animação cultural como lugar de rememoração e educação em uma escola de tempo integral nos anos de 1980 no bairro do Catumbi.

Authors

  • Jenesis Genúncio Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p256-271

Abstract

Este trabalho é fruto de alguns anos de experiências e reflexões sobre a aproximação entre instituição escolar e organização comunitária. Para desenvolvê-lo, analisamos o programa de Ação Cultural implementado nos Centros Integrados de Educação Pública do estado do Rio de Janeiro, no primeiro governo de Leonel Brizola. Em nosso caso, no CIEP Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba, no bairro do Catumbi e seu entorno, no período de 1984 a 1987. Na agenda de pesquisas da teoria política e educacional contemporânea, devemos incluir estudos sobre cultura em Gramsci, em alguns marxismos e sobre as teorizações do papel do Estado, da política educacional e da ação de classe, realizados por essa tradição cultural. O conceito de mediação cultural, advindo das ideias de Gramsci, foi fundamental para que o desenvolvimento do projeto da tese fosse conduzido pelas tensões entre teoria e prática, conforme propôs o pensador italiano. O que nos fez buscar a pesquisa como possibilidade é a interação possível entre o mundo da cultura e o da educação, para a transformação deste mundo em outro mais solidário. Assim, partindo de nossas inferências iniciais, levamos em consideração as dimensões políticas, econômicas e culturais, no que tange às ocorrências cotidianas relatadas por profissionais do CIEP, intelectuais, lideranças comunitárias e animadores culturais, buscando explicitá-las nessas dimensões e em suas relações com aquele momento histórico no Rio de Janeiro e no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jenesis Genúncio, Universidade Estácio de Sá

Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutor em Educação com defesa de Tese realizada no dia 21/03/2018 pelo Centro de Educação e Humanidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professor colaborador da Universidade Estácio de Sá, possui experiência na área de Educação e Cultura nos cursos de Licenciatura de Pedagogia e Letras. Foi professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP São Gonçalo nas disciplinas de Cultura Brasileira, Artes, educação e ludicidade, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação. É participante do grupo de pesquisa Laboratório de Educação e República / LER da UERJ/RJ- Brasil. Coautor do trem do Forró e da Semana da Cultura Nordestina no Município do Rio de Janeiro, atualmente é pesquisador e articulador institucional sobre mapeamento das matrizes do forró no munícipio do Rio de Janeiro.

Published

2025-12-31

How to Cite

Genúncio, J. (2025). O papel da animação cultural como lugar de rememoração e educação em uma escola de tempo integral nos anos de 1980 no bairro do Catumbi. Museologia E Patrimônio, 19(2), 256–271. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p256-271

Issue

Section

Dossiê "Museologia Social e educação museal"