Museu Vivo do São Bento

Museologia à Contrapelo

Authors

  • Uhelinton Fonseca Viana UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p119-145

Abstract

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da tese de doutorado denominada “A educação como patrimônio e a educação com o patrimônio”, que estudou a articulação da formação de professores de Duque de Caxias e a sua relação com a construção do patrimônio cultural da cidade. Nesta pesquisa, a abordagem teórica e metodológica inverte o ponto de origem do patrimônio,  buscando sua constituição a partir das pessoas e não dos objetos, da política e do interesse que tangenciam as instituições culturais de preservação. Por esse caminho, é possível perceber como as narrativas são fundamentais para a constituição do patrimônio e como este é atravessado por lutas. Teremos no momento primeiro deste texto a percepção dos professores, quem são os protagonistas na construção do Museu Vivo de São Bento, e depois o que este representa para a Baixada Fluminense enquanto museu social e de resistência. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Uhelinton Fonseca Viana, UFRRJ

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisas na relação entre patrimônio cultural e a educação. Atualmente é Docente Coordenador na disciplina Planejamento e Organização do Turismo (POT) no Curso de Licenciatura em Turismo EaD na UFRRJ; Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS) na UFRRJ e como Técnico Administrativo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pesquisador das áreas de História, Sociedade, Patrimônio e Turismo e docente Doutor convidado no Programa de Pós Graduação PPGPACs da UFRRJ, colabora no Núcleo de Pesquisa em Patrimônio e Memória - NUPAM/UFRRJ e atua como professor coordenador de disciplina no CEDERJ no Curso de Turismo na UFRRJ.

Published

2025-12-31

How to Cite

Viana, U. F. (2025). Museu Vivo do São Bento: Museologia à Contrapelo. Museologia E Patrimônio, 19(2), 119–145. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p119-145

Issue

Section

Dossiê "Museologia Social e educação museal"