Avaliação cega pelos pares
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
- Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
- Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
- Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
Outras medidas a serem adotadas pelos autores :
- Os autores/as autoras do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal " Autor" e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc.
- Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor/da autora deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.
- Microsoft Word (versão 365) para Windows:
- Vá para o arquivo;
- Selecionar "informações";
- Clique em "Verificar se Há problemas";
- Clique em "Inspecionar documento";
- Na caixa de diálogo "Inspetor de documentos", marque as caixas de seleção para escolher o tipo de conteúdo oculto que você deseja que seja inspecionado;
- Clique em "Inspecionar";
- Em "Propriedades do Documento" e "Informações pessoais", clique em "Remover tudo";
- Clique em "Fechar";
- Salve o documento.
- Microsoft Word para MacOS:
- Vá para "Ferramentas";
- Clique em "Proteger documento";
- Selecione "Remover informações pessoais deste arquivo" ao salvar;
- Clique em "OK" e salve o arquivo.
- Os autores/as autoras do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal "Autor" e o ano usado nas referências e citações, em vez do nome dos autores, título do artigo etc.