A 21ª Semana Nacional de Museus em um museu de história natural na Amazônia

Autores

  • Ana Cláudia dos Santos da Silva Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Fernanda Conceição de Queiroz Museus Paraense Emílio Goeldi

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n1p308-324%20

Resumo

A 21ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), atuou como agente de transformação social e cultural ao coordenar atividades em três frentes: Marajó, grupos de matriz africana e o Parque Zoobotânico, com a colaboração de diversas organizações locais e apoio de Secretarias de Estado e da Prefeitura de Portel-Marajó. Realizada em múltiplas localidades, incluindo o Parque Zoobotânico, a Estação Científica Ferreira Penna, bairros da capital e o município de Castanhal, a programação promoveu diálogos entre saberes tradicionais e científicos, abordando temas como memória negra, saúde ambiental, sustentabilidade, educação ambiental e ciências.Este relato de experiência destaca os principais aspectos da coordenação e execução do evento, enfatizando a importância das parcerias e o impacto positivo das atividades para um museu dinâmico e participativo. A Semana Nacional de Museus no MPEG não apenas celebrou o patrimônio cultural regional, mas também reafirmou o papel dos museus em engajar a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia dos Santos da Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2000) e doutorado em ciências sócio ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico/UFPA (2018). Participou de Programa de Doutorado Sanduíche financiado pela CAPES, no Programa de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro (2017) .Técnico - coordenação de Comunicação e Extensão - Museu Paraense Emílio Goeldi/ MCTI. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ecoturismo, Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: museus, educação em museus, educação patrimonial e ambiental, Interpretação do patrimônio, Elaboração de trilhas interpretativas, Pesquisa em memória social, formação pedagógica, espaço público e memória, patrimônio, cultura e cotidiano. Estudo de publico em Museu. Experiência em Gestão e docência no ensino Superior. Foi chefe do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi de Novembro de 2018 a Junho de 2024, Coordena o Programa de Educação na Estação Cientifica Ferreira Penna desde 2022, Membro da Comissão interistitucional de Educação Ambiental do Estado do Pará, representando o Museu Goeldi, Membro do Conselho Consultor da Floresta Nacional de Caxiuanã, Representante Titular do Museu Goeldi no Forum estadual de Turismo.

Fernanda Conceição de Queiroz, Museus Paraense Emílio Goeldi

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2009). Especialista em Gestão Ambiental e desenvolvimento sustentável (2018-2019); especialista em Gestão estratégica em desenvolvimento social (2009).
Vínculo institucional
2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em C&T, Carga horária: 40
2021 - 2023
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenadora de museologia.
Desde junho de 2024, Enquadramento funcional: chefe do Serviço de Educação/Coordenação de Museologia.
Representante suplente do Museu Goeldi no Fórum Estadual de Turismo.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Ana Cláudia dos Santos da Silva, & Fernanda Conceição de Queiroz. (2025). A 21ª Semana Nacional de Museus em um museu de história natural na Amazônia. Museologia E Patrimônio, 18(1), 308–324. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n1p308-324

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report