O duplo e o uno: um problema do lugar da arte

Autores/as

  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

Resumen

No presente texto, buscamos compreender o impacto da confecção de um fac-símile da pintura As Bodas de Caná, de Paolo Veronese, na relação entre obra-arte e seu espaço institucional de visibilidade. O fac-símile de 2007 nos deu a chance de suscitar reflexões sobre a própria materialidade da obra, possibilitando-nos questionar os aparatos conceituais de funcionamento de uma história da arte convencional, os quais estão alicerçados na intencionalidade, autoria, preservação, expologia, visibilidade institucional e distinção social; enfim, uma miríade nocional destinada a preservar nossa compreensão da “grande” arte do passado.

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Publicado

2014-09-30

Cómo citar

Oliveira, E. D. G. de. (2014). O duplo e o uno: um problema do lugar da arte. Museologia E Patrimônio, 7(1), 95–108. Recuperado a partir de https://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/274

Número

Sección

Artículos

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