Patrimônio educativo e patrimônio histórico-científico no Brasil: alguns apontamentos

Autores/as

  • Maria Cristina Senzi Zancul

Palabras clave:

Patrimônio escolar. Patrimônio educativo. Cultura material escolar. Instrumentos científicos.

Resumen

O estudo do patrimônio educativo tem tido interesse crescente nas últimas décadas, em diferentes países. No Brasil, vários trabalhos têm focalizado a cultura material e sua utilização para a compreensão da história da educação. Este artigo aborda aspectos referentes ao patrimônio educativo, destacando, em relação ao Brasil, associações, projetos, instituições e grupos de pesquisa relacionados com a preservação e o estudo desse patrimônio. Apresenta, também, considerações sobre objetos antigos destinados ao ensino das disciplinas científicas e enumera pesquisas que têm sido divulgadas sobre o tema. Destaca, ainda, alguns acervos de instrumentos de valor histórico que têm sido identificados e exemplos específicos encontrados em escolas paulistas. O texto defende a necessidade de estabelecimento de uma pauta voltada para a salvaguarda do patrimônio educativo e a inclusão de diferentes atores nas ações de preservação.

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Publicado

2015-07-14

Cómo citar

Zancul, M. C. S. (2015). Patrimônio educativo e patrimônio histórico-científico no Brasil: alguns apontamentos. Museologia E Patrimônio, 8(2), 104–122. Recuperado a partir de https://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/440

Número

Sección

Artículos