Uso de hashtags do MuseumWeek em 2022-2023 no serviço de rede social Online X

Autores/as

  • Enne Rebeca Silva de Freitas
  • Fernando de Assis Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p256-270%20

Resumen

A pesquisa objetiva coletar e analisar dados do uso de hashtags sobre o MuseumWeek nos Serviços de Redes Sociais Online. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo, com procedimento metodológico ancorado em um estudo de caso, com abordagem altimétrica, aplicando uma análise estatística descritiva. O universo da pesquisa é o evento MuseumWeek nos Serviços de Redes Sociais Online, com amostra delimitada às publicações e às hashtags utilizadas nos anos de 2022 e 2023 no X (antigo Twitter). Os resultados apontaram crescimento de publicações sobre o evento, porém com indicativos de que o aumento foi impacto de poucas instituições da amostra. Observou-se uma distribuição equilibrada no uso das hashtags do ano de 2022 e maior incidência do uso das hashtags #MeioAmbienteMW e #Web3MW para o ano de 2023. Também se observa que as hashtags veiculadas no primeiro dia de cada ano (#InovacaoMW - 2022 e #MeioAmbienteMW – 2023) possuem maior engajamento do que as veiculadas nos demais dias. Conclui-se que os Serviços Redes Sociais Online e o MuseumWeek são componentes importantes na divulgação científica contemporânea, porém há uma necessidade de coleta de dados constante para a formação de uma série histórica, pois os Serviços Redes Sociais Online não estão permitindo a coleta de dados de anos anteriores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Enne Rebeca Silva de Freitas

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA).Trabalha no Museu Paraense Emílio Goeldi desde 2003 . Tem experiência na área de Documentação , com ênfase em acervo científico. Foi membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB , de 2012 a 2014, como representante discente. Atuou como revisora da revista Tendências da Ciência da Informação , entre junho de 2013 e junho de 2014. Foi Curadora da Coleção Etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi em 2009 e 2010. Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho Museu, Patrimônio e Informação (GT9) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Docente da UFPA.

Fernando de Assis Rodrigues

Universidade Federal do Pará

Publicado

2024-11-20

Cómo citar

Rebeca Silva de Freitas , E., & de Assis Rodrigues, F. (2024). Uso de hashtags do MuseumWeek em 2022-2023 no serviço de rede social Online X. Museologia E Patrimônio, 17(1), 256–270. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p256-270

Número

Sección

Relatos de Experiência/Experience Report