Entre máscaras, esculturas e memórias

A educação museal como horizonte crítico para o ensino da história da África

Authors

  • Moisés Corrêa Silva UFJF
  • Ana Luiza Neves Universidade Lusófona

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p272-292

Abstract

Neste artigo, propomos refletir sobre os desafios e possibilidades do ensino da história da África a partir da educação museal, com foco nos aparelhos museológicos públicos no Brasil. Nosso objetivo é examinar de que maneiras os museus podem contribuir — ou não — para uma pedagogia crítica e descolonizadora sobre as histórias africanas e suas diásporas. Ele se estrutura em torno de um debate que se articula por meio de três movimentos analíticos interdependentes, que sustentam a reflexão desenvolvida no texto. Estes movimentos terão suas dimensões interligadas a um problema maior: a urgência de repensar os museus públicos brasileiros como agentes pedagógicos capazes de operar deslocamentos nas formas de ensinar e aprender sobre a África. A proposta aqui, portanto, não é apenas mapear experiências, mas compreender as disputas de sentido que atravessam a presença (ou ausência) da história africana nos espaços de memória institucionalizados. A partir de exemplos localizados e analisados nesta empreitada, fruto de uma pesquisa com foco nesta amostragem — como o Museu da Inconfidência (em Ouro Preto/MG), e o Museu da Abolição (no Recife/PE) —, buscaremos evidenciar como essas práticas pedagógicas insurgentes podem contribuir para um ensino da história da África mais robusto, situado e epistemologicamente engajado.

Palavras-chave: História da África; Educação Museal; Pedagogia Decolonial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Moisés Corrêa Silva, UFJF

Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2018). Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). Foi monitor da disciplina de Teoria, Métodos e Historiografia do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (2009). Atuou como estagiário do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, como Assistente de Pesquisa (2010-2011). Exerceu como Pesquisador atividades em projetos vinculados aos acervos históricos, fontes orais e material audiovisual no Museu da Pessoa (2014-2015). Atuou como educador na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2014-2015). Foi produtor cultural e educador nas iniciativas coletivas Afreaka e Aprender com África, visando a difusão do conhecimento sobre a África e as culturas afro-brasileiras (2016-2017). Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atuou como Técnico em Assuntos Educacionais na Diretoria de Cultura do Colégio Pedro II (2019-2023). Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional-IBRAM (2023). Atua como educador em cursos de dança afro-brasileira, além de oferecer serviços de pesquisa em memória, história e patrimônio; e nos temas relacionados às histórias e culturas africanas, afrobrasileiras e indígenas.

Ana Luiza Neves, Universidade Lusófona

Doutoranda em Museologia pela cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural na ULHT-Lisboa (2025). Mestre em Artes com ênfase em História da Arte pela UFMG (2014). Especialista em Arte-Educação pela UEMG (2008). Graduada em História: Bacharelado e Licenciatura pela PUC-MG (2005). Experiência em docência, mediação cultural, diálogo social, relacionamento com comunidades no contexto minerário, elaboração e execução de projetos culturais, educativos e socioambientais; coordenação de equipe e habilidade em dialogar com distintos públicos. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao uso de metodologias participativas para ações de seleção e preservação do patrimônio cultural, na interseção das áreas de História, Artes, Educação e Museologia.

Published

2025-12-31

How to Cite

Corrêa Silva, M., & Neves, A. L. (2025). Entre máscaras, esculturas e memórias: A educação museal como horizonte crítico para o ensino da história da África. Museologia E Patrimônio, 19(2), 272–292. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p272-292

Issue

Section

Dossiê "Museologia Social e educação museal"