Pedagogia da Reparação
As ações educativas do Instituto de pesquisa e Memoria Pretos Novos como Mecanismo de Luta Antirracista e Ressignificação da Memória na Pequena África
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2025v18n2p72-85Resumen
Resumo:
O presente texto tem por objeto analisar as ações educativas do Instituto de pesquisa e Memória Pretos novos - IPN, na Pequena África, na Zona Poutaria do Rio de Janeiro, como mecanismo de luta antirracista e ressignificação da memória, tendo como ponto de partida o sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos que guarda uma memória traumática da dor e do horror do passado escravista. Prende-se analisar como através de uma pedagia da reparação o IPN transforma uma história de morte em uma história de vida e superação.
Palavras-chave: Cemitério do Pretos Novos, Escravidão, Antirracismo, Reparação.
Abstract:
This text aims to analyze the educational initiatives of the Pretos Novos Research and Memory Institute (IPN), in Pequena África, in the Pooutaria Zone of Rio de Janeiro, as a mechanism for anti-racist struggle and the redefinition of memory. Its starting point is the archaeological site of the Pretos Novos Cemetery, which holds a traumatic memory of the pain and horror of the slave past. It aims to analyze how, through a pedagogy of reparation, the IPN transforms a story of death into a story of life and overcoming.
Keywords: Pretos Novos Cemetery, Slavery, Anti-racism, Reparation.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .