Evolución de la teoria museológica en España

Autores

  • Francisca Hernandez Hernandez

Palavras-chave:

Museologia espanhola. Nova museologia. Pedagogia museológicaica. Didática museográfica. Museologia crítica. Museologias emergentes.

Resumo

Com este artigo pretendemos analisar brevemente qual foi a trajetória percorrida pela museologia espanhola nas últimas décadas. Se, no início, a Espanha não se destacou por ser pioneira nas pesquisas museológicas, podemos dizer que, pouco a pouco, foi sendo absorvida pelos museólogos e pesquisadores do Museus os ares renovados da nova museologia. Como resultado, começam a se interessar pela pedagogia e didática museológicas, numa tentativa de dinamizar as exposições programadas nos museus para que o seu conteúdo pudesse atingir o público. Assim, perceberam a importância de considerar o Museu como um espaço de comunicação e de diálogo, capaz de questionar a realidade museal existente, adotando, assim, as chaves epistemológicos e hermenêuticos que fornece museologia crítica. Devedora das tradições museológicas francófono e anglosaxônicas, a museologia espanhol buscou seu próprio caminho e tenta enfrentar os desafios que o século XXI a apresenta com criatividade e imaginação, procurando abrir novos espaços para reflexão, o diálogo e a abertura à exigências do museu pós-moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

Hernandez, F. H. (2015). Evolución de la teoria museológica en España. Museologia E Patrimônio, 8(2), 143–167. Recuperado de https://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/446

Edição

Seção

Conferências/Conferences

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.