Acervos escolares: possibilidades e aproximações entre a Arquivologia e a Museologia

Autores/as

  • Tatiane Vedoin Viero
  • Renata Brião de Castro
  • Patrícia Weiduschadt
  • Eduardo Arriada

Palabras clave:

História da educação, Acervos escolares, Arquivologia, Museologia

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar os usos, as possibilidades e as aproximações entre o campo da História da Educação e as áreas de Arquivologia e Museologia numa especificidade que são os acervos escolares. Como pano de fundo, o trabalho traz duas pesquisas que vêm sendo realizadas em nível de pós-graduação na área da História da Educação. A partir dos acervos escolares utilizados como fontes para a pesquisa histórica, será possível realizar algumas teorizações no que tange ao uso desses acervos arquivísticos e museológicos e, consequentemente, abordar teoricamente conceitos referentes às respectivas áreas, arquivologia e museologia. O artigo se ampara nos autores Nora (1993); Bellotto (2006), Lopes e Galvão (2001), Mogarro (2005) e Paes (2004). Organizamos o presente texto da seguinte forma: primeiramente abordaremos os aspectos introdutórios, depois teorizações acerca dos acervos escolares, arquivos e museus e, por fim, trataremos especificamente dos acervos utilizados nas duas pesquisas.

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Publicado

2017-03-09

Cómo citar

Viero, T. V., de Castro, R. B., Weiduschadt, P., & Arriada, E. (2017). Acervos escolares: possibilidades e aproximações entre a Arquivologia e a Museologia. Museologia E Patrimônio, 10(2), 33 – 53. Recuperado a partir de http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/582

Número

Sección

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