O Santuário de Panóias (Portugal) e seus públicos - um estudo de caso
Palabras clave:
Públicos da cultura, valorização cultural, sítios patrimoniais, Santuário de PanóiasResumen
O trabalho de investigação aqui enunciado, só foi possível num espaço culturalmente enriquecido por um legado histórico de extremo valor, como o Santuário de Panóias, localizado em Vila Real - Portugal, que durante alguns anos recolheu informação sobre o perfil dos visitantes e o seu nível de satisfação com o Monumento. Este estudo teve como principais objetivos caracterizar os públicos que visitaram o Santuário entre 1996 e 1999 e entre 2006 e 2011, e ouvir as suas opiniões e propostas de melhoria. Para concretização destes objetivos foram construídos três instrumentos de investigação: inquérito por questionário, inquérito por entrevista e grelha de observação direta. A pesquisa desenvolveu-se entre a análise quantitativa e qualitativa e o cruzamento de dados mostrou-se fundamental em todo este processo. Tendo em conta o objetivo da investigação, concluímos que os públicos que, majoritariamente visitaram o Santuário de Panóias, no período analisado, foram o que Lopes (2004, p.45) designou nos seus trabalhos como Habituais. Assim, analogamente ao que Lopes (2004, p.46) referencia nos seus estudos, os públicos do Santuário de Panóias caracterizam-se por possuir habilitações acadêmicas elevadas e profissões qualificadas, sendo detentores de um forte capital cultural já intrínseco e enraizado.Descargas
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Publicado
2016-02-04
Cómo citar
Teixeira, R., & Cerqueira, F. V. (2016). O Santuário de Panóias (Portugal) e seus públicos - um estudo de caso. Museologia E Patrimônio, 9(1), 35–59. Recuperado a partir de https://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/414
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Artículos
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